quinta-feira, 17 de maio de 2012

Personal Organizer

Máteria potada na revista virtual metro quadrado sobre o serviço de organização do lar, dicas de como organizar a casa.

Você também sonha em desaparecer com a desordem dos armários da cozinha ou do closet? Chegar e encontrar tudo no lugar certinho seria divino… Você pode não acreditar, mas isso não é nenhuma dor de cabeça para quem ganha a vida arrumando a bagunça dos outros. É isso aí. As personal organizers, como são chamadas, são especialistas em organizar armários, cômodos e gavetas. “Ensinamos que é possível manter um lar em ordem”, afirma Michele Silva, sócia da Disque Amélia – empresa que oferece esse tipo de serviço.
Para as apressadinhas, Alexia Jesus, outra sócia da Disque, vai lembrando (como nós bem sabemos!) que o serviço pode levar dias. “É preciso realizar um trabalho duradouro”, completa. A dupla ensina o caminho das pedras: quanto maior for o uso dos utensílios ou das roupas eles devem ficar mais próximos e acessíveis. Além disso, devem ficar em setores, divididos por grau de afinidade. “Assim fica bem mais fácil de manter”, concordam. No final, elas também revelam o inevitável: eles usam mais o que têm do que elas. Então mulheres, se livrem de toda tralheira e mãos à obra.

NA COZINHA
Armários – Crie separações nos armários para alimentos e guloseimas (doces e biscoitos). Sob a pia, coloque utensílios corriqueiros (escorredores e panelas usadas constantemente, dentre outros) e alimentos abertos, para facilitar o manuseio. Na parte superior, ponha tudo que for usado pela família diariamente (separados pelo número de moradores), como pratos e copos. Já as extremidades e locais de mais difícil acesso são reservados para os itens de uso não frequente, como taças, louçaria e panelas especiais; vasilhas devem ter um cantinho especial: guarde-as tampadas e por ordem de tamanho e cor – as maiores atrás para facilitar a visualização.
Gavetas – Arrume-as de cima para baixo, nessa ordem: talheres (separando os de uso diário e os que servem a ocasiões especiais); utensílios maiores (como concha e peneiras); e coloque nas últimas gavetas descansos de panela e panos de prato – que podem ser enrolados para ganhar espaço.

NO CLOSET


Início – A primeira coisa a fazer é separar tudo o que você não usa: ficam somente peças da estação. As outras, devem ser ensacadas (furos no saco evitam mofo) e colocadas na parte de cima dos armários. Se uma roupa ficou muito tempo encostada, doe-a.
Cabides – Prefira cabides de mo-delos iguais, caso contrário o armário, mesmo arrumado, pode parecer poluído. Separe as peças por cor – é o jeito mais simples de encontrá-las. Aí ficam camisas de manga longa e peças que precisam ser passadas a ferro. Como sugestão, as profissionais sugerem que seja colocada uma caixa na parte masculina do armário para que os homens consigam manter sua “bagunça ordenada”.

Gavetas – Já nas gavetas, ficam mais ordenados peças menores, como camisetas, roupas de dormir, cintos e lenços; se preferir, etiquete as gavetas com os tipos de roupa que lá estão (lingerie, meias, shorts…) para facilitar a manutenção.

Ordem – Roupas estampadas ficam lado a lado, assim como as lisas também. Siga a ordem do tom sobre tom: das mais claras para as mais escuras (assim é possível identificá-las mais facilmente). Se der, separe blusas de vestidos.

Roupas de banho e lençóis – Podem ser dobrados em conjunto (de banho e de rosto, por exemplo).

Sem comentários:

Enviar um comentário